São 3 medidas diferentes de folhas usadas para fazer mangás,sendo elas a B4(comumente usada pelos japoneses), A4 e A3. Observe o modelo a seguir:
(a imagem está meio tortinha hehe)
A linha A refere-se à borda do papel. Se você comprar papel pautado específico para mangá, as linhas B, C e D estarão desenhadas em azul (o azul não sai na impressão do mangá, assim as linhas servem de referência sem atrapalhar o resultado final).
A linha D delimita onde terminam os quadros.
A linha C delimita a impressão do mangá, ou seja, onde termina a folha do mangá. Entre as linhas C e D, deixa-se geralmente em branco apenas com o número da página.
Contudo, para dar um efeito diferente, para tornar o visual do seu mangá mais dinâmico e interessante, ou mesmo para enfatizar uma cena, o desenho pode passar a margem D. Nesses casos, o desenho se estenderá até a linha B.
Daí você pergunta: por que na linha B, se a folha será cortada na linha C?
Resposta: Sim, tudo entre a linha B e A será jogado fora; mas geralmente é muito difícil desenhar na borda da folha. Então, nossa tendência é parar a caneta antes do que deveríamos, dando um aspecto artificial para tudo aquilo que se encontra na extremidade do papel. Se você desenhar até a linha B, a parte “estranha” será descartada, resultando em um desenho mais harmonioso.
Para entender melhor:
Para entender melhor:
Vlw acho q vai ajudar bastante
ResponderExcluir